24 de dez. de 2012

Então é Natal?



E o Natal, o que tem sido para você? Muitos presentes, mesa farta, roupas e sapatos novos, confraternizações, festas, bebedeiras, viagens, troca de presentes, papai noel? Creio que, se não todas, você responderia alguma dessas opções, não é verdade? 
Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro), originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão de povos pagãos sob o domínio do Império Romanopassando a comemorar o nascimento de Jesus. Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e empresas.
A figura do tal papai noel foi inspirada no bispo de Mira, atual Turquia, Nicolau. Entre outros atributos dado a ele, foi associado ao cuidado que tinha com as crianças, a generosidade e a doação de presentes. Sua festa em 6 de dezembro passou a ser comemorada em muitos países com a troca de presentesNicolau tradicionalmente aparecia em trajes de bispo, acompanhado por ajudantes, indagando as crianças sobre o seu comportamento durante o ano passado antes de decidir se elas mereciam um presente ou não.
Knecht Ruprecht , que se traduz como Farmhand Rupert ou Servo Rupert, era um ajudantes de Nicolau. Segundo a tradição, Knecht Ruprecht pedia às crianças para orarem. Se elas assim faziam, recebiam maçãs, nozes e pão de especiariasSe não, ele batia nas crianças com um saco cinzas que carregava nas costas.  A imagem popular moderna do Papai Noel foi criada nos Estados Unidos e, em particular, Nova York. A transformação foi realizada com o auxílio de colaboradores notáveis, incluindo Washington Irving e o cartunista germano-americano Thomas Nast (1840-1902).
Como a troca de presentes e todos os outros aspectos que hoje estão introduzidos na festa de Natal , há um aumento significativo da atividade econômica nesse período do ano, tornando-se um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas, alimentando um sistema capitalista corrupto e injusto para a maioria.
Bom, tudo isso aí foi só pra dar a deixa do que realmente eu queria dizer. O seu natal pode ser cheio de tudo que falei lá no início, até porque é sempre bom comemorar com as pessoas que amamos, presenteá-las, sorrir, amar, viver esses momentos inesquecíveis, enfim. Minha opinião não condena estes aspectos. Mas há alguém que está esquecido no meio de tudo isso e que deveria ser, na verdade, não só nessa época do ano, mas em todos os nossos 364 dias, a "peça" chave para a felicidade! 
Não se sabe em qual data, ao certo, o nosso Jesus nasceu, mas o que importa não é este dia em si, mas sim o motivo pelo qual isto aconteceu: 
"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (João 3:17).



Lembre-se neste dia 25 de dezembro de 2012, que Jesus um dia nasceu para morrer por ti. Ele pagou o preço dos nossos erros, ressuscitou e agora está junto ao Pai preparando uma morada eterna pra nós e esperando ansiosamente que aceites esse amor e se deixe ser transformado cada dia para melhor. Feliz Natal!

Um comentário:

rui disse...

Um Natal feliz!..
Dizem que nasceu um menino....
Mas tambem nós podemos nascer de novo..e tentarmos sermos melhores.
Peça que desaparecam as lágrimas ..e que cresça alegria em todos os nessecitados
Que o olhar de cada um seja mais brilhante...Num Mundo täo triste..e cheio de desigualdades.
Partilhe o melhor de Si com os outros..dando-lhes de presente .. o seu amor o seu coraçäo.
Desejo um feliz e Santo Natal..a Si e sua familia..
Muita Paz e muito Amor..
Beijos e Abraços
Rui
(escrevi esta mensagem para todas pessoas...me desculpem)